terça-feira, 14 de junho de 2011

Ateus Famosos Pelo Brasil e no Mundo

Para quem diz que ateus são tolos...
...Pobres tolos

Créditos do Vídeo: Satolep

Comentem por favor.

domingo, 15 de maio de 2011

Padre é acusado de curandeirismo e exercício ilegal da medicina em MT

Na edição de 15 de maio de 2011, o Fantástico mostra uma reportagem importantíssima, e esclarecedora para todo o Brasil.
O padre jesuíta Renato Bartthpromete através de métodos alternativos como urinoterapia, geoterapia e hidroterapia, a cura de qualquer doença incluindo a AIDS, para tal, ele aconselha que o paciente interrompa qualquer tratamento convencional, o que acarretou a morte de alguns desses pacientes.

Ele está sendo processado por curandeirismo e exercício ilegal da medicina, acusado pelo CRM-MT.

Na entrevista o padre diz que um dia não precisaremos mais de médicos "Eles também terão que procurar outro emprego, quando não houver mais doentes. O doente é que mantém farmácia, mantém farmacêuticos, mantém os médicos, mantém hospitais e mantém universidades de medicina no Brasil”,


Segue um trecho da conversa:


Repórter: O senhor propõe que a pessoa deixe de tomar a medicação alopática?
Padre Renato Barth: Não, eu não proponho. Porque isso é do doente com o seu médico ou na farmácia, né?
Repórter: E por que o senhor acha que o conselho denunciou o senhor?
Padre Renato Barth: Já falei.
Repórter: Dor de cotovelo?
Padre Renato Barth: É. Dá dor de cotovelo ver que há cura, sim, para tantas doenças.
Repórter: Dor de cotovelo de quem? Dos médicos?
Padre Renato Barth: Em geral da indústria farmacêutica.

O Bio Saúde se sustenta na ideia de que todas as doenças têm cura.

Repórter: O que significa dizer que não existem doenças incuráveis?
Padre Renato Barth: É porque o ser humano é capaz de se curar.
Repórter: Se aparecer uma pessoa com vírus HIV ela pode se curar?
Padre Renato Barth: Ela, em si, poderia.
Repórter: O senhor pode nos mostrar os seus métodos, como é que funciona o atendimento?
Padre Renato Barth: Eu acho que não. Não convém.
Repórter: Por que, padre?
Padre Renato Barth: Está na internet, você pode ler.
Repórter: O senhor não acha importante explicar o método?
Padre Renato Barth: Não acho. Nem precisa saber.
Repórter: Mas as pessoas estão fazendo uma coisa que não sabem o que é...
Padre Renato Barth: Por que a pessoa vai no médico e vai no laboratório, e tal? Não entende nada de laboratório! Por que precisa saber do nosso método?
Repórter: Para saber o que está sendo aplicado a ela.
Padre Renato Barth: Não precisa.



Outro trecho:


Padre Renato Barth: O parasita do diabetes come carne.
Repórter: Parasita do diabetes? Qual é o parasita do diabetes?
Padre Renato Barth: É o mesocestóide.
Repórter: É o que causa diabetes?
Padre Renato Barth: É.



Nota-se que o padre desconhece as causas de uma das doenças mais comuns no mundo, que não é causada por um parasita e sim por uma deficiência na produção de insulina ou na sua eficácia, então como alguém com pouquíssimo ou nenhum embasamento científico pode ajudar na cura de uma pessoa?


Pessoas que se dizem dotadas de um poder de cura ou de um método de cura alternativo geralmente conseguem atingir ,apenas, um público com menos conhecimento, pessoas humildes ou desesperadas, incapazes de perceber o erro que estão cometendo.


Site do Bio Saúde: http://www.biosaude.org.br/
Site do Fantástico: Padre é acusado de curandeirismo



Uma cicatriz na cara da igreja católica.

A igreja católica tenta agora de todo jeito tirar a má fama que seus sacerdotes vêm construindo há séculos, todos os anos são casos e mais casos de pedofilia por todo o mundo envolvendo sacerdotes, principalmente padres.
Ela pode até fazer campanhas publicitárias, mostrar "resultados", programas de acompanhamento psicológico para seus sacerdotes, mas no final das contas sempre acabam por arquivar esses casos, ou pedirem desculpas esfarrapadas quando não tem mais o que se fazer.

Seguem alguns trechos de matérias vinculadas em alguns grandes jornais:


Líder católico da Irlanda pede perdão por proteger padre pedófilo

O líder da Igreja Católica da Irlanda, cardeal Sean Brady, pediu desculpas nesta quarta-feira por seu envolvimento em eventos ocorridos 35 anos atrás e que beneficiaram um padre acusado de abusar de crianças.

"Quero dizer a todos que tenham sido feridos por qualquer falha de minha parte que peço perdão a vocês, do fundo do meu coração", disse o cardeal.

Jornal Extra online:( Aqui ).

Psiquiatra de padre pedófilo afirma que alertou Igreja sobre trabalho do religioso com crianças

A arquidiocese alemã dirigida pelo então cardeal Joseph Ratzinger nos anos 1980 ignorou repetidos alertas de um psiquiatra responsável por tratar de um padre acusado de abusar sexualmente de meninos, informa reportagem desta sexta-feira do jornal "New York Times". Segundo o doutor Werner Huth, ele avisou a Igreja que o reverendo Peter Hullermann não deveria ser mantido em trabalhos com crianças. Sob autorização do futuro Papa Bento XVI, o padre havia sido transferido para Munique para passar por tratamento psicológico.
- Eu disse 'pelo amor de Deus, ele precisa desesperadamente ser mantido longe de trabalhos com crianças' - disse o psiquiatra ao jornal. - Eu fiquei muito triste com toda essa história.

O Globo( Aqui )

Papa teria sido contra a expulsão de padre pedófilo em 1985

O Vaticano está sob intensas pressões por causa de escândalos sexuais.
Uma carta de 1985 mostra Bento XVI, quando era cardeal, pedindo que um padre acusado de pedofilia fosse tratado com cuidado paternal. Essa é a primeira prova que o Papa protegia pedófilos.

Globo News ( Aqui )

Eu poderia colocar aqui mais algumas dezenas de casos, fora esses, existe ainda um número muito maior de abusos que nunca foram denunciados, ou foram abafados pela igreja. Será que foi dai que veio o dito "quem chegar por ultimo é a mulher do padre" ?
Os fatos estão ai, se ilude quem quer.

sábado, 14 de maio de 2011

Superstição por Richard Dawkins

Nos vídeos Dawkins aborda de forma desafiadora as varias formas de superstição como a astrologia, espiritismo, clarividência, etc., e fala, também, sobre termos pouco conhecidos como a "Leitura Fria" e o "Efeito Barnum".
Vale apena assistir.
Parte 1
Parte2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

Até quando a fé governará o país?

Passeando pelo Youtube achei um vídeo que trata de um assunto interessante, ele mostra o pronunciamento feito pelo então candidato a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, ele discursa sobre a pluralidade religiosa, a fé e a razão.
Primeiramente, deixo meus conceitos a respeito dos EUA de lado, o objetivo aqui não é falar de imperialismo ou qualquer outra coisa à respeito do pais, nem do próprio Obama nem suas crenças, mas sim, até onde a religião predominante em um país influencia no seu governo, seja a nível de nação, estado ou município. Quem não já ouviu a história de que em cidades pequenas, o político apoiado pela igreja (padre), sempre vence? Foi assim também em São Paulo, quando Fernando Henrique foi questionado a respeito de sua religiosidade pouco antes das eleições para prefeito, resultado: FHC despenca nas pesquisas e perde as eleições para Jânio Quadros. Recentemente nossa atual presidenta, teve sua candidatura um pouco abalada quando o aborto ( repudiado pelo cristianismo) foi colocado em pauta, mas a questão não é a legalidade do aborto em si, mas sim o poder que a religião, ainda que indiretamente, tem sobre todo um país considerado laico. Só para enfatizar esse repúdio ao aborto, em 2009, o arcebispo de Olinda/Recife excomungou os médicos e alguns familiares de uma menina de 9 anos que foi estuprada pelo padrasto e que sofria risco de morte, caso a gravidez continuasse, mas o mesmo arcebispo não excomungou o padrasto que a estuprou   (fonte G1 ).
E nisso, onde fica a opinião dos outros "grupos" religiosos ou não religiosos? Esse é um grande problema para nós, onde o nível de alfabetização da grande maioria da população não é o suficiente para que elas pensem e analisem cada situação por si sós, sem serem influenciadas por um livro antigo e ultrapassado, que é "atualizado" de tempos em tempo quando convém à igreja interpretá-lo de uma nova forma, ou adicionado "novos" pecados.
Concluindo, enquanto olhar-mos nossa sociedade de forma etnocentrista, deixando que, na maioria das vezes, a religião se sobreponha a razão, o Brasil nunca vai chegar ao nível de desenvolvimento que tanto falamos e desejamos alcançar, e quando falo em desenvolvimento, não falo em divisas, economia e prestígio internacional não, falo em convívio, em respeito, em moral, moral essa que deixa tanto a desejar em tantas pessoas que se dizem cristãs.


Dicas de como defender o ateísmo.


Entre os ateus, uma parte de nós prefere não se envolver em debates sobre religião, ou pelo preconceito ainda existente, ou porque muita gente considera que religião é a única coisa no mundo que não se discute, mas há também quem adore abordar esse assunto em uma roda de amigos, parentes ou aqui na net. Eu sou um deles, desde os 15 anos que sempre me envolvo nessas conversas, embora a maioria delas nunca tenha levado a uma conversão de nenhuma das partes, pois esse, na minha opinião, não é o intuito, eu que não quero acabar com a religião de ninguém, afinal cada um acredita no que quer, o que defendo sempre é o respeito, e para isso tento demonstrar o meu ponto de vista, sempre com bons argumentos e sem ofender ninguém, mesmo que isso seja difícil as vezes. O que acho realmente importante é o fato de que muita gente, mas muita gente mesmo, considera que os ateus são pessoas ignorantes, ingênuas, revoltadas, ou qualquer adjetivo pejorativo do tipo, acho que um dos que mais ouvi foi "filho do capeta", o que tento mostrar é que em sua grande maioria, os ateus são pessoas educadas, com moral, respeito, e um senso crítico maior que o da maioria das pessoas religiosas.
Pensando nisso, destino esse post nem tanto aos leitores que já são ateus há mais tempo, pois estes tenho certeza que já têm um embasamento científico e filosófico muito bom, mas sim àqueles que ainda estão na dúvida ou querem exercer um tipo de ateísmo mais ativo ou militante.
1- Busque conhecimento, se você quer falar de alguma coisa, primeiro você tem que conhecê-la, então se você nunca foi à uma igreja, procure fazer uma visita, e não se limite apenas a católicas e evangélicas, também procure centros espíritas, mórmons, hindus, budistas, etc., também converse com frequentadores, pergunte sobre a origem, suas principais características e idéias.
2- Conheça ao menos um pouco da bíblia, é isso mesmo que você acaba de ler, se você quer bons argumentos sobre o cristianismo, lá você vai achar muitos, a bíblia está repleta de passagens cruéis, preconceituosas, machistas, em defesa da escravidão, e principalmente, historias sem nenhuma lógica ou evidencia científica.
3- Além do conhecimento criacionista, você precisa, obviamente, do conhecimento evolucionista, comece pelos trabalhos de Darwin, pesquise sobre a origem do universo, leia sobre aceleradores de partículas, big-bang e toda a história da raça humana.Hoje em dia existe uma grande gama de livros ateístas, um dos mais badalados é o Deus, um Delírio do britânico Richard Dawkins.
4- Prepare-se para responder as principais perguntas feitas, são elas:
De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da vida, então? Como explicar tantos milagres? Quem foi Jesus para você?
5- Saiba que sempre vão defender algum milagre, contato, ou visão do sobrenatural. O que geralmente escuto são casos de pessoas doentes e que de alguma forma "milagrosa" se salvaram ou pessoas espíritas que já fizeram contato com o "além", então leia sobre efeitos placebo e barnum e leitura fria.
6- Compare o cristianismo sempre com outras religiões ou mitologias, extintas ou não, por exemplo ninguém que tivesse nascido na Grécia há 3 mil anos atrás se quer imaginaria a existência de Jeová ou Jesus Cristo, da mesma forma se essa pessoa tivesse nascido na Índia ou Indonésia atualmente, também não seria cristã, então essa pessoa só é cristã por ter nascido no ocidente e na época em que nasceu, o que quero dizer é que várias religiões já foram criadas no mundo, sempre para suprir alguma necessidade humana, então o que teria de especial no cristianismo?
7- Tenha sempre paciência e respeito, nunca espere que alguém vá sair de um debate convertido, na verdade muitas pessoas vão sair, com no mínimo, desconforto, pois quando falamos de religiões, em particular da católica, e lembramos toda a sua história de tirania e opressão, ninguém vai ficar feliz em ouvir, então vá com calma, tente não entrar muito nesse ponto, mas falar de forma geral no cristianismo.
8- Tenha sempre na mente alguns números e estatísticas a respeito das religiões, como os países menos religiosos, o crescimento do ateísmo no Brasil e no mundo, etc. Aqui no blog, procurarei apenas postar estatísticas vindas de fontes confiáveis.
9- Não saia por ai discutindo isso com qualquer pessoa, tente não se desgastar debatendo com fanáticos religiosos ou pessoas sem um mínimo de senso crítico, tenha a sensibilidade de saber escolher com quem você pode ter uma conversa educada e de bom nível.

Então acho que é isso no momento, se alguém puder contribuir, por favor não se contenha e comente.
Até uma próxima.

Apresentação

Quando adolescente passei por uma fase bastante difícil, que foi a minha conversão de teísta em ateísta, para falar a verdade nunca me dediquei de verdade à religião nenhuma, mesmo estudando em um colégio católico por minha vida escolar inteira, mas sempre "temia à deus". À medida que comecei a me perguntar sobre determinados assuntos e não encontrava respostas satisfatórias na religião, esse "temor" foi se perdendo, se transformando em dúvida, até virar uma certeza, certeza essa, comparada à certeza que o mais iludido crente dos crentes tem na existência de um deus, hoje posso falar sem medo algum que eu sou um ateu convicto, que luta contra o enorme preconceito sofrido em nosso país.
Certa vez assisti à uma entrevista do Dr. Drauzio Varella onde ela fala um pouco de sua falta de religiosidade, ele disse o seguinte: "...olha, a crença religiosa não me atrai, eu não consigo acreditar, eu tenho uma formação científica, eu acho que eu tenho que encontrar uma explicação para a vida...e acho que a explicação que a evolução dá, de que a vida tenha surgido na terra por acaso e tenha evoluído por competição e seleção natural me encanta muito mais...eu acho tão mais maravilhosa essa concepção da vida como absolutamente natural do que a concepção da vida por um ser superior com uma varinha mágica...". Achei interessantíssima essa simples explicação dele, que é um dos mais importantes médicos do Brasil, claro que já ouvi de muitos crentes a alegação de que tudo isso, também foi através de deus e que Adão e Eva são apenas figurações ou ilustrações de que deus criou tudo, tudo bem, cada um acredita no que quer, mas realmente, estudar Darwin, tentar entender como foi toda a mecânica da vida até os dias de hoje, e imaginar como será daqui pra frente, me dá respostas que nunca religião alguma me daria, respostas que para mim fazem realmente sentido, que têm lógica, razão e não magia e ilusão.
E é sobre essas perguntas e respostas que vou tentar abordar neste blog, como as coisas realmente funcionam em nossas vidas e em todo o universo.
Desde já agradeço pela atenção dos caros leitores.
Cumps.
Nelson J.

Segue o vídeo da entrevista do Dr. Drauzio Varella ao programa "Sempre um Papo" de 21/03/09.

Curiosidade-QI mais alto faz tender ao ateísmo e liberalismo diz pesquisa.

Segue a reportagem da revista Super Interessante de 25 de março de 2010.


"Segundo um estudo publicado pelo psicólogo evolucionista Satoshi Kanazawa da London School of Economics and Political Science – ateu e liberal, por sinal -, quanto maior o QI de uma pessoa, maiores as chances de ela não crer em Deus e de ser politicamente liberal. 
De acordo com o autor, ateísmo e liberalismo são valores novos na história da evolução humana, que não fazem parte da nossa predisposição biológica – e que nossos ancestrais provavelmente não possuíam. 
Por isso, pessoas de QI mais alto, acabam reconhecendo e assimilando mais facilmente os novos valores e comportamentos.
Mas o que dizem os dados?
Uma pesquisa feita pelo National Longitudinal Study of Adolescent Health mostra que adolescentes que se identificam como “muito liberais” têm um QI médio de 106, enquanto os que se auto-classificam como “muito conservadores” marcam 95 pontos na escala. Da mesma forma, os que se avaliaram como “nada religiosos” têm um QI médio de 103 pontos, enquanto os que se classificaram como “muito religiosos” têm um QI médio de 97 pontos.
Polêmico, hein?"


Eu, para falar a verdade, sempre soube, isso é fato!
Fui dar uma olhada na net em como andam as religiões pelo mundo, e encontrei mais um dado interessante, quanto mais desenvolvido o país, maior o numero de ateus, agnósticos e sem religião, ou seja, o numero de ateus está diretamente ligado as condições de cultura,saúde, educação e lazer de um país.
Segue a lista dos 25 países menos crentes do mundo: 

Suécia, Vietnã, Dinamarca, Noruega, Japão, República Tcheca, Finlândia, França, Coréia do Sul, Estônia, Alemanha, Rússia, Hungria, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Bulgária, Eslovênia, Israel, Canadá, Letônia, Eslováquia, Suíça, Áustria, Austrália
( Fonte:Aqui )