sábado, 14 de maio de 2011

Dicas de como defender o ateísmo.


Entre os ateus, uma parte de nós prefere não se envolver em debates sobre religião, ou pelo preconceito ainda existente, ou porque muita gente considera que religião é a única coisa no mundo que não se discute, mas há também quem adore abordar esse assunto em uma roda de amigos, parentes ou aqui na net. Eu sou um deles, desde os 15 anos que sempre me envolvo nessas conversas, embora a maioria delas nunca tenha levado a uma conversão de nenhuma das partes, pois esse, na minha opinião, não é o intuito, eu que não quero acabar com a religião de ninguém, afinal cada um acredita no que quer, o que defendo sempre é o respeito, e para isso tento demonstrar o meu ponto de vista, sempre com bons argumentos e sem ofender ninguém, mesmo que isso seja difícil as vezes. O que acho realmente importante é o fato de que muita gente, mas muita gente mesmo, considera que os ateus são pessoas ignorantes, ingênuas, revoltadas, ou qualquer adjetivo pejorativo do tipo, acho que um dos que mais ouvi foi "filho do capeta", o que tento mostrar é que em sua grande maioria, os ateus são pessoas educadas, com moral, respeito, e um senso crítico maior que o da maioria das pessoas religiosas.
Pensando nisso, destino esse post nem tanto aos leitores que já são ateus há mais tempo, pois estes tenho certeza que já têm um embasamento científico e filosófico muito bom, mas sim àqueles que ainda estão na dúvida ou querem exercer um tipo de ateísmo mais ativo ou militante.
1- Busque conhecimento, se você quer falar de alguma coisa, primeiro você tem que conhecê-la, então se você nunca foi à uma igreja, procure fazer uma visita, e não se limite apenas a católicas e evangélicas, também procure centros espíritas, mórmons, hindus, budistas, etc., também converse com frequentadores, pergunte sobre a origem, suas principais características e idéias.
2- Conheça ao menos um pouco da bíblia, é isso mesmo que você acaba de ler, se você quer bons argumentos sobre o cristianismo, lá você vai achar muitos, a bíblia está repleta de passagens cruéis, preconceituosas, machistas, em defesa da escravidão, e principalmente, historias sem nenhuma lógica ou evidencia científica.
3- Além do conhecimento criacionista, você precisa, obviamente, do conhecimento evolucionista, comece pelos trabalhos de Darwin, pesquise sobre a origem do universo, leia sobre aceleradores de partículas, big-bang e toda a história da raça humana.Hoje em dia existe uma grande gama de livros ateístas, um dos mais badalados é o Deus, um Delírio do britânico Richard Dawkins.
4- Prepare-se para responder as principais perguntas feitas, são elas:
De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da vida, então? Como explicar tantos milagres? Quem foi Jesus para você?
5- Saiba que sempre vão defender algum milagre, contato, ou visão do sobrenatural. O que geralmente escuto são casos de pessoas doentes e que de alguma forma "milagrosa" se salvaram ou pessoas espíritas que já fizeram contato com o "além", então leia sobre efeitos placebo e barnum e leitura fria.
6- Compare o cristianismo sempre com outras religiões ou mitologias, extintas ou não, por exemplo ninguém que tivesse nascido na Grécia há 3 mil anos atrás se quer imaginaria a existência de Jeová ou Jesus Cristo, da mesma forma se essa pessoa tivesse nascido na Índia ou Indonésia atualmente, também não seria cristã, então essa pessoa só é cristã por ter nascido no ocidente e na época em que nasceu, o que quero dizer é que várias religiões já foram criadas no mundo, sempre para suprir alguma necessidade humana, então o que teria de especial no cristianismo?
7- Tenha sempre paciência e respeito, nunca espere que alguém vá sair de um debate convertido, na verdade muitas pessoas vão sair, com no mínimo, desconforto, pois quando falamos de religiões, em particular da católica, e lembramos toda a sua história de tirania e opressão, ninguém vai ficar feliz em ouvir, então vá com calma, tente não entrar muito nesse ponto, mas falar de forma geral no cristianismo.
8- Tenha sempre na mente alguns números e estatísticas a respeito das religiões, como os países menos religiosos, o crescimento do ateísmo no Brasil e no mundo, etc. Aqui no blog, procurarei apenas postar estatísticas vindas de fontes confiáveis.
9- Não saia por ai discutindo isso com qualquer pessoa, tente não se desgastar debatendo com fanáticos religiosos ou pessoas sem um mínimo de senso crítico, tenha a sensibilidade de saber escolher com quem você pode ter uma conversa educada e de bom nível.

Então acho que é isso no momento, se alguém puder contribuir, por favor não se contenha e comente.
Até uma próxima.

Um comentário:

  1. Fala Nelson, gostei de todos os seus posts como também da sua maturidade. Não sou ateu, respeito você ser ateu, te digo mais, você está certíssimo em ser ateu, sim eu disse certíssimo. Queria muito conversar contigo pra eu abrir sua mente em um outro aspecto. Realmente o deus ou os deuses que estão sendo pregados, apresentados e fanaticamente defendidos eu realmente espero alguém de um mínimo de inteligência ser de fato ateu. Porque realmente são coisas banais, coisas que o homem criou para ele próprio acreditar. Muletas para suas próprias anciedades e crises existencias. Crenças místicas, no mínimo tão ridículo como acreditar em fadas e duendes. Mas eu quero chamar sua atenção para algo totalmente diferente de tudo que você já ouviu ou particiou e não se trata de mas uma religião maluca sem pé nem cabeça. Muito menos algo do arco da velha que se tenha que fazer um curso teológico para compreender.

    Definição da palavra religião por mim:
    Religião = Ideologia Mística racional que emerge do homem. Ou seja, o antônimo da palavra DIVINO.

    Me adicione no msn pra gente bater um papo cabeça sem stress, meu MSN é gabrielzn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir